terça-feira, 8 de novembro de 2011

I'm in love with James Dean

Há uns dias atrás eu fui com os meus amigos no CCBB para assistir Juventude Transviada. O que me levou a ir lá foi a curiosidade de ver o James Dean atuando. Que ele é um grande ícone e influencia muita gente até hoje, eu já sabia. Mas queria ver o que o fez ficar tão famoso além da imagem e atitude. Sem contar que eu adoro filmes antigos, poderia passar o fim de semana inteiro assistindo filmes em preto e branco e bem antigos, hehe.

Sendo assim, aproveitei a a retrospectiva que mostra vários filmes do diretor Nicholas Ray no CCBB e fui assistir ao seu filme mais famoso, "Juventude Transviada". O filme é simplesmente uma obra prima, maravilhoso. Saí de lá encantada! Pra quem é fã de cinema não pode deixar de assistir.


No filme James Dean é Jim, um encrenqueiro que faz os pais se mudarem de cidade em cidade até se fixarem em Los Angeles. Lá ele conhece Judy, uma jovem que é revoltada com o pai, além de Platão, um menino sozinho e carente. Ao tentar fazer amizade com a galera da escola, ele se estranha com Buzz, namorado de Judy e essa rivalidade acaba gerando algumas situações com trágicas conseqüências.


O filme é um retrato dos jovens da década de 50, uma geração que buscou consolo na fuga e na rebeldia. O conflito entre pais e filhos está presente em todo o filme e mesmo sendo de 1955, continua sendo atual. Não posso deixar de mencionar o figurino que também é maravilhoso, década de 50 né galera?!!!




A atuação de James Dean no filme é impecável. Sedutor e engraçado, ele faz com que todos só tenham olhos para ele no filme. Tenho que admitir que eu tô apaixonada, hehe! Onde é que eu estava que eu não tinha assistido esse filme ainda?! Haha!

 
Esse filme é o mais famoso de James Dean que morreu jovem, com apenas 24 aninhos. Na sua filmografia ainda estão clássicos como Vidas Amargas e Assim caminha a humanidade. Ele chegou a receber duas indicações ao Oscar, a primeira indicação póstuma na história da premiação. Já no Globo de Ouro, recebeu dois prêmios, um deles de Melhor Ator.


Mesmo fora das telas, James Dean era conhecido por sua rebeldia.





O visual do ator é um marco e segue influenciando vários meninos até hoje. Sua estética é copiada e reinventada em passarelas do mundo todo. A inflência de Dean é clara em muitos atores da atualidade, como Robert Pattinson e Ed Westwick, dentre outros. 


Bom galera, quem ainda não assistiu Juventude Transviada assista e apaixone-se também. O filme é incrível e o James Dean está perfeito no papel.

Quem quiser assistir o trailer, é só clicar no vídeo daqui de baixo!


                                 


Pra quem quiser assistir, o filme será exibido mais uma vez no CCBB no dia 10 de novembro às 20h50. E pra quem se interessou em assistir os outros filmes do diretor Nicholas Ray, é só entrar no site do CCBB aqui e conferir a programação. Pra quem não é de Brasília, é só ficar de olho no site também porque a retrospectiva do diretor será exibida nos CCBBs de outras cidades.

Bjs
Naty Ceres

Um comentário:

  1. Tbm adoro filmes antigos!!! Ele era muito lindo! Nunca assisti nem um filme dele. Ótima dica! Adorei o post.

    ResponderExcluir